Comandante do Exército participa da entrega de trecho duplicado da BR 116

O comandante do Exército Brasileiro, o general de exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, estará no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira(07) para participar  da entrega de um trecho duplicado da BR 116.

O general Paulo Sérgio participará da entrega de novo trecho duplicado da BR 116, entre Guaíba e Tapes. A obra está sendo executada pelo 1º Batalhão Ferroviário, sediado em Lages (SC), braço de engenharia do Exército que assumiu os trabalhos em 2019, após uma série de atrasos e paralisações no cronograma.

Em 10 de dezembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro realizou, no município de Barra do Ribeiro, a entrega simbólica de 27,1 quilômetros duplicados da rodovia. A duplicação é uma demanda histórica, considerada fundamental para facilitar o tráfego entre Porto Alegre e a região Sul, onde está o Porto de Rio Grande.

Com um investimento de R$ 207,4 milhões, os 50 quilômetros de duplicação da BR 116 entre Guaíba e Tapes tem previsão de estarem finalizados em maio de 2022. Os trabalhos da Operação Guaíba começaram em janeiro de 2019, com previsão de construção, entre Guaíba e Tapes, de três viadutos em travessias urbanas e de uma ponte nova, além da demolição e reconstrução de duas pontes.

Além disso, serão feitos 484,4 mil metros cúbicos de terraplanagem e dois milhões de metros quadrados de pavimentação na rodovia. Os trabalhos do Exército Brasileiro estão concentrados no lote 1, do km 300 ao 325, de Guaíba a Barra do Ribeiro, num total de 24,5 quilômetros, e no lote 2, do km 325 ao 351, de Barra do Ribeiro a Tapes, num total de 26,3 quilômetros.

Converse com a Fandango