Estado deverá receber 140 mil doses da Janssen, estima secretária da Saúde

Chegou ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta terça-feira, o primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde. O Rio Grande do Sul deverá receber cerca de 140 mil doses do imunizante, estimou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

A chegada das unidades ao Estado deve ocorrer nos próximos dias, considerando o breve prazo de validade da vacina. A Secretaria da Saúde informou que a distribuição será igualitária entre as coordenadorias regionais de Saúde.

“Assim que as doses chegarem, vamos sentar com a equipe do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e vamos definir o público-alvo. Todas as vacinas são eficazes, portanto, alertamos para que as pessoas não fiquem se programando para ir buscar a vacina A, B ou C”, disse a secretária.

A imunização com a vacina da Janssen é feita com uma dose única, diferentemente de outras vacinas. Este é o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com apenas uma dose.

Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves. O uso emergencial da vacina foi autorizado no dia 31 de março.

 

 

 

fonte Rádio Guaíba