Estado irá receber 219 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca nesta semana

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (8), que terá acesso a um novo lote de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. A remessa conta com 219,5 mil doses na fórmula de Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e ainda não tem data para chegar ao Estado.

A tendência é de que o contingente esteja disponível antes mesmo do final de semana. Com a novidade, o Rio Grande do Sul vai bater a marca de sete milhões de vacinas recebidas – sendo que cerca de cinco milhões já foram aplicadas. Pelo menos 3.378.759 pessoas já receberam a primeira dose, enquanto 1.575.886 tiveram acesso a duas.

Nesta terça, o Estado recebeu  146,2 mil doses da vacina da Pfizer, que devem ser utilizadas na continuidade da vacinação de profissionais da educação e pessoas sem comorbidades. Há, ainda, outras 639 mil doses em estoque, reservadas para a aplicação de reforço.

A população vacinável do Rio Grande do Sul é estimada em 8.958.689, sendo composta por adultos com mais de 18 anos. O Palácio Piratini projeta que todos possam receber a primeira dose até o final do mês de setembro, estando completamente vacinados antes da virada do ano.

 

 

 

 

fonte Rádio Guaíba