Estado não confirma vacinação de hipertensos leves contra a covid-19

Ao contrário do anunciado na quarta-feira, dia 2,  pelo governo do Estado, os hipertensos leves não estão liberados para vacinação contra Covidee. A possibilidade ainda está sendo avaliada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), mas não há previsão de quando a decisão será tomada.

Segundo havia sido informado em notícia no site do governo na quarta e confirmado pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde (SES)  CIB tinha autorizado a imunização desse público no grupo de pessoas com comorbidades. Na versão anterior da postagem, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, dizia que “agora não precisa mais ser hipertenso grave para ter direito à vacina” — o contrário do que o Estado diz neste momento.

A avaliação sobre a possibilidade de vacinar hipertensos leves se dá após relatos das secretarias de Saúde de Caxias do Sul e de Passo Fundo sobre mortes de hipertensos não vacinados e sobre as dificuldades no avanço da imunização de pessoas com comorbidades. Neste momento, apenas hipertensos graves têm direito às doses.

Municípios que conseguirem finalizar a imunização dos grupos das comorbidades e trabalhadores da educação podem avançar na lista de prioridades, com o acréscimo da vacinação por idade da população em geral entre 59 e 18 anos.

 

fonte Gaúcha/ZH