Vacinas Pfizer e AstraZeneca confirmadas como ‘eficazes’ contra a variante do Covid 19 da Índia

Um estudo britânico confirmou que as vacinas contra o coronavírus da Pfizer e da AstraZeneca são “altamente eficazes” , após duas doses, contra a variante indiana da doença.

De acordo com pesquisa realizada pela Public Health England – órgão que administra a saúde pública do país -, a vacina de A Pfizer demonstrou ser 88% eficaz na interrupção da doença de cepa indiana sintomática duas semanas após a segunda dose.

Enquanto isso, a AstraZeneca tem uma eficiência de 60% . No entanto, ambas as vacinas são apenas 33% eficazes três semanas após uma única dose.

Duas injeções de qualquer uma das vacinas fornecem um nível de proteção semelhante contra a doença sintomática da variante indiana à da variante Kentish, a variante do coronavírus detectada pela primeira vez naquela cidade no sudeste da Inglaterra e que se espalhou pela Europa e Estados Unidos .

Conforme relatado pela BBC neste domingo, com a primeira dose, em comparação com a variante Kentish original, foi observada uma eficácia de 50% . 

Public Health England, que liderou o estudo, observou que as vacinas são provavelmente ainda mais eficazes na prevenção de internações hospitalares e mortes . 

O Reino Unido acolheu com satisfação este relatório, temendo que o declínio nas infecções fosse afetado pela variante da Índia. Na verdade, a Public Health England relatou esta semana que o número de pacientes com a nova variante B.1.617.2, originalmente localizada no subcontinente indiano, saltou drasticamente de 1.313 casos para 3.424.

O secretário de Saúde britânico, Matt Hancock, disse que a investigação o deixa “cada vez mais confiante” de que a fase final de flexibilização das restrições na Inglaterra pode ocorrer em 21 de junho . “Os dados mostraram que receber as duas doses da vacina foi absolutamente vital.”

Por sua vez, a ministra do Interior britânico, Priti Patel, disse que os dados são “positivos”, mas que as “etapas” planejadas para afrouxamento devem ser seguidas .

“Continuaremos acompanhando os dados, todos temos que estar atentos. Devemos nos distanciar, usando tiras de queixo, seguindo todas as regras”, escorregou em declarações à BBC. 

“Isso, é claro, nos ajudará com o desbloqueio em 21 de junho”, disse Patel.

Questionado sobre as críticas de colocar a Índia na lista vermelha de viagens, o secretário do Interior disse que os ministros “trabalham com os dados” e que “essas informações foram apresentadas da maneira certa para serem tomadas. As decisões”.