Novo Plano Diretor de Cachoeira ainda caminha a passos lentos

A Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento teve mais um encontro nesta semana para tratar do Plano Diretor de Cachoeira do Sul. Neste encontro foi apresentado a tabela CDP (Condicionantes, Deficiências e Potencialidades) e possíveis diretrizes, ficando acordado que os representantes das secretarias municipais levarão o tema às suas secretarias buscando a colaboração e participação de todos.

“Mais do que uma lei, o Plano Diretor é um pacto entre sociedade e município. Entendemos que para construção do Plano Diretor que queremos, será fundamental a participação da sociedade no processo de revisão”, explicou a Secretária de Coordenação e Planejamento, Claudia Scarparo.

Ela enfatizou ainda que Cachoeira do Sul passa por um grande momento de participação popular e debate sobre a nossa cidade. Na construção desse trabalho, a Secretaria de Coordenação e Planejamento conta com o apoio técnico dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Transportes e Logística da UFSM/Cachoeira do Sul. Para a realização das audiências públicas foi contratada através de licitação a Empresa Vinícius Ribeiro – Arquitetura, Planejamento e Mobilidade Urbana LTDA

 

* Desde 2019 o poder executivo vem realizando estudos para essa revisão, através de um trabalho colaborativo. Foram elencados 5 aspectos para análise: 1. físico-ambientais, 2. infraestrutura, 3. malha fundiária, 4. legais e 5. histórico-culturais.