Vacinação contra a Covid aplicou mais 1.427 doses no sábado em Cachoeira

Profissionais da educação atenderam ao chamado da Prefeitura Municipal e representaram 88,16% dos vacinados na ação de enfrentamento à Covid-19 desenvolvida neste sábado (08/05).

Juntos, unidades de saúde, drive thru da Fenarroz e ponto de imunização montado no Sindicato dos Professores Municipais (Siprom) aplicaram 1.427 doses das 7h ao meio-dia. Deste total, 1.258 vacinados foram professores, monitores e demais profissionais incluídos nas listas encaminhadas pelas escolas à Secretaria Municipal da Saúde. Ainda receberam a 1a dose do imunizante AstraZeneca/Oxford neste sábado as pessoas portadoras de comorbidades com 18 anos ou mais, gestantes e puérperas conforme prevê orientação técnica do Ministério da Saúde.

Apenas a estratégia de vacinação no carro, no Parque da Fenarroz, aplicou 443 vacinas neste sábado, a grande maioria na área da Educação e apenas 20 aplicações em portadores de doenças crônicas . As três maiores unidades sanitárias vacinaram, juntas, 768 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na sede do Siprom, onde a imunização era restrita à categoria, 216 doses foram distribuídas. A Secretaria Municipal da Saúde ampliou ainda na sexta-feira (07/05) para a faixa etária a partir dos 18 anos a vacinação contra a Covid-19 das pessoas portadoras de comorbidades após levar em conta a procura mais lenta pela comunidade nesta etapa da imunização, o que contabilizava uma sobra de aproximadamente 4 mil doses de AstraZeneca. Este também foi o principal fator motivador da portaria do Executivo Municipal que autorizou a imunização dos profissionais da área da Educação.

A vacinação para este público continua na segunda-feira (10/05). Para receber a 1ª dose do imunizante, basta procurar uma das três maiores unidades sanitárias do município: US1/INSS, US4/Centro Social Urbano ou US14/Bairro Marina. O usuário precisa apresentar documento oficial com foto e CPF, assim como a carteira de vacinação. No caso das comorbidades, a Secretaria Estadual da Saúde autorizou que o paciente preencha uma declaração, amparada pela apresentação de laudos ou atestados médicos quem comprove a doença. A imunização dos profissionais da educação leva em conta a portaria publicada pelo Executivo Municipal e respectivas listagens dos profissionais encaminhadas ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

 

VACINAÇÃO SÁBADO 08/05 – DRIVE + UNIDADES + SIPROM = 1.427 DOSES

Drive Thru Fenarroz – 443 doses (423 doses para profissionais da educação)
Siprom – 216 doses para profissionais da educação

Unidades de saúde – 768 doses
US1/INSS – 240 doses (181 doses para profissionais da educação)
US4/Centro Social Urbano – 313 doses (250 doses para profissionais da educação)
US14/Bairro Marina – 215 doses (188 doses para profissionais da educação)