110 famílias recebem alimentos da Agricultura Familiar em Cachoeira

Nos próximos dias, as refeições de 110 famílias cachoeirenses estarão mais diversificadas, coloridas e saudáveis. Elas foram beneficiadas com os alimentos adquiridos da agricultura familiar de Cachoeira do Sul através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O projeto é desenvolvido através de parceria entre a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP), Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e EMATER.

Abóbora, mandioca, batata-doce, milho verde, vagem, couve, alface, mel, limão, bergamota, maracujá são alguns dos alimentos que fazem parte do kit montado para as famílias. Nesta quinzena foram entregues 1.469 quilos de alimentos. A entrega é quinzenal e os produtores trazem produtos conforme a disponibilidade de sua produção.

Os kits são levados para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) que fazem a entrega para as famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social. As famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único. A equipe técnica da STAS faz um levantamento prévio das famílias que serão beneficiadas e avisa um dia antes sobre a entrega dos alimentos para que elas possam retirá-los.

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR: além de garantir alimentos para centenas de famílias cachoeirenses todos os meses, o PAA ainda fortalece a agricultura familiar no município e garante renda para as famílias. O agricultor Paulo Juceli da Silva, 51 anos, morador do Rincão dos Menezes, tem no programa a garantia de mais uma renda para a família. Ele é fornecedor de produtos para supermercados da cidade e também comercializa na Feira Livre Municipal. “Entrego alimentos desde que o programa começou. Ele é bom também porque recebemos nosso pagamento tudo de uma vez só. Para o pequeno agricultor isso é muito bom”, conta ele.

Desde o início da nova proposta do programa do Ministério da Cidadania no mês de outubro de 2020, o PAA já executou R$ 80 mil de uma proposta total de R$ 105 mil.