Cachoeira quer ser sede do Centro Macrorregional de Referência do TEAcolhe

Cachoeira do Sul está realizando um movimento para ser escolhida como sede de um dos sete Centros Macrorregionais de Referência que trabalharão a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA), também chamada de programa TEAcolhe. O Programa, lançado nesta segunda-feira (5), pelo Governador Eduardo Leite, tem por objetivo implementar e executar a política de atendimento a pessoas com TEA e será operacionalizado através da criação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e 7 Centros Macrorregionais de Referência (CMR).

Em Cachoeira, um grupo de trabalho, coordenado pela vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, composto por representações da Prefeitura e da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, está se mobilizando para inscrever o município no Edital que deverá ser lançado ainda nesta semana. “Vamos fazer um levantamento de todas as condições e do que temos em termos estruturais e de recursos humanos para ofertar, além de organizar as forças políticas”, explicou o coordenador da 8ª CRS, Júlio Lopes. Nesta terça (6), o coordenador foi recebido pelo prefeito José Otávio Germano e pelos secretários Angela Schuh e Marcelo Figueiró para organizar a mobilização e montar o grupo de trabalho.

Movimento em prol do atendimento especializado – A secretária Angela Schuh explica que o movimento em prol do atendimento especializado iniciou com a nova gestão que já planejava de que forma a Pessoa com Transtornos do Espectro Autista teria a assistência devida. “Temos um estudo que envolve a Educação, a Saúde e a STAS sobre este assunto, especialmente voltado para o atendimento das crianças autistas das nossas escolas”, explica a secretária. Além disso, o prefeito José Otávio Germano está determinado a trazer para Cachoeira um CAPS Infantil para compor a rede de atenção à saúde mental do município.

O grupo designado para candidatar Cachoeira à sede do Centro Macrorregional, composto pelos secretários Angela Schuh, Marcelo Figueiró e Itamar Luz, Júlio Lopes e Bruno Müller, e pelos servidores municipais Daiane Amaral, Daniele Von Rohr e Luciano Leal (que também é o coordenador local do Movimento Orgulho Autista Brasil), realizará uma reunião de trabalho na próxima quinta-feira. Este grupo unirá forças e lideranças para que consigamos trazer o Centro Macrorregional para Cachoeira”, pontuou a secretária Angela.