Implantado o Programa Escola Cívico Militar na Escola Municipal Dinah Néri

A Prefeitura de Cachoeira Sul, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu na tarde desta quarta-feira (31) a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim) na Escola Municipal Dinah Néri Pereira, no Bairro Noêmia. O Pecim é coordenado pelo Ministério da Educação, que conta com apoio do Ministério da Defesa e tem como principal objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem, elevando os índices do IDEB, em escolas situadas em áreas que se encontram em vulnerabilidade social.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Hoje, a Escola Dinah Néri possui 522 alunos distribuídos nos três turnos, atendendo desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos.

A secretária de Educação, Angela Schuch, enfatizou que Cachoeira do Sul está entre as poucas cidades do Rio Grande do Sul contempladas com o programa. “Este programa veio para atender diretamente o que buscamos, que é a melhora do ensino-aprendizagem. Queremos mostrar que a escola pública pode e deve oferecer ensino de qualidade”, frisou, lembrando que foi o vereador Felipe Faller que levou o programa ao conhecimento da SMEd no início deste ano.

O prefeito José Otávio Germano foi um dos que comemorou a conquista. “Fico imaginando quantas cidades gostariam de ser uma das contempladas. Mais de uma centena de cidades gaúchas se inscreveram, e nós fomos contemplados. Somos abençoados por receber este programa e sou feliz por ser o prefeito de Cachoeira neste momento”, disse ele. O prefeito recebeu a notícia da conquista do programa no último dia 10 deste mês através do senador Luis Carlos Heinze.

 

Equipe de militares está em fase de seleção

 

A equipe de militares que vão atuar na Escola Municipal Dinah Néri Pereira já está sendo selecionada. O primeiro selecionado é o gestor escolar, coronel Jairo Figueiró, cachoeirense que há 5 anos está na reserva. Segundo ele, ainda será selecionado 1 gestor educacional e 8 monitores. Para gestão educacional há 4 militares inscritos para a monitoria há outros 14 inscritos. Todos são militares da reserva e nos próximos dias passarão por inspeção de saúde. Eles enviaram seus currículos ao Ministério da Defesa, que fará a seleção conforme o número de vagas. A previsão é de que até 30 de abril o grupo esteja designado. Jairo passará por capacitação nos próximos dias para na sequência, capacitar os monitores.