Estado colherá mais de 20 milhões de toneladas de soja pela primeira vez na história, diz Emater

O Rio Grande do Sul se encaminha para obter uma produção histórica em 2021. Puxada pela maior colheita de soja a ser registrada no Estado, a produção de grãos de verão deverá totalizar 24,6 milhões de toneladas no atual ciclo, o que representa expansão de 59,2% frente à temporada anterior. A projeção foi divulgada pela Emater nesta quinta-feira (25) .

Carro-chefe da safra de verão, a soja deverá render 20,2 milhões de toneladas em 2021, elevação de 80%. Rodeada de incertezas ao final do ano passado, devido à estiagem na primavera, a principal cultura do Estado se recuperou com a volta da chuva a partir de janeiro. O desempenho ficou acima até mesmo da expectativa inicial do órgão de assistência técnica feita no início do ciclo, em setembro passado, que era de 18,9 milhões de toneladas.

A área destinada à oleaginosa foi recorde, alcançando 6,07 milhões de hectares, elevação de 1,6%. A produtividade por hectare tende a alcançar 3,3 mil quilos, alta de 76,6%, mas ainda aquém do recorde obtido em 2017 (3,38 mil quilos por hectare).

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH