13º dos aposentados deve ser pago em maio

O Orçamento de 2021 começa a ser votado no Congresso nesta quinta-feira (24). Ele está atrasado e, com isso, faz demorar também a liberação do dinheiro esperado por 30 milhões de brasileiros. A antecipação do 13º salário. O INSS informa que não é “plausível” o pagamento para o mês de abril mais. Isso porque a folha roda mais ou menos no meio do mês, o que, no caso de março, já passou.

No caso de sair a autorização para o pagamento até a metade de abril, roda na folha do mês que vem e o benefício entra na conta dos beneficiários em maio. A Previdência Social lembra que a decisão deve partir da Presidência da República.

– O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez – disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda no início de março.

A ideia da Previdencia é pagar uma metade do 13º salário em um mês e a segunda metade no mês seguinte.   No ano passado, a antecipação esteve entre as primeiras medidas do governo federal para amenizar o impacto da covid-19 na economia. Agora, para o pagamento ocorrer e injetar R$ 26 bilhões na economia, é necessária a aprovação do Orçamento no Congresso. Sem ela, os gastos estão limitados.

 

 

 

fonte Gaúcha/ZH