Estado vai ampliar funcionamento de supermercados para até as 22h. Aulas permanecem no modo remoto

Limitado às 20h há cerca de um mês, o horário de atendimento dos supermercados será ampliado no Rio Grande do Sul. A partir da próxima semana, os estabelecimentos poderão abrir até as 22h e devem voltar a comercializar produtos não-essenciais. A alteração foi anunciada pelo governador Eduardo Leite na reunião com os prefeitos, nesta sexta-feira (19).

Esse horário se aplica somente para supermercados. Outras atividades essenciais, como lojas de material de construção, continuarão com o horário limitado às 20h. Restaurantes e bares poderão abrir até as 18h. No horário em que a abertura não é permitida, estará autorizado o atendimento nos sistemas de delivery e pegue e leve.

O comércio não essencial, que poderá abrir com o retorno da cogestão, estará autorizado a funcionar das 5h às 20h. Nos demais horários, poderão operar apenas no sistema de delivery. Nos finais de semana e feriados, esses estabelecimentos deverão fechar.

Nos hotéis, a ocupação permitida será de 50% nos que têm o selo “turismo responsável” e 30% para os que não têm o selo.

A flexibilização não atinge a educação. As aulas continuarão em modo remoto. No caso da Educação Infantil, primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, o entendimento do governo é de que podem ser retomadas as aulas presenciais, mas uma decisão judicial mantém as escolas fechadas.

 

FONTE Gaúcha ZH