Inscrições do processo seletivo do IBGE para o Censo 2021 termina nesta sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terminam nesta sexta-feira. Estão sendo oferecidas 11.198 vagas para o cargo de recenseador no Rio Grande do Sul. No Brasil, o certame oferece mais de 180 mil vagas para trabalhar na coleta do Censo Demográfico 2021.

Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o site do Cebraspe, instituição organizadora do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.

As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas, no dia 25 de abril. Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Também terão direito a décimo terceiro e férias proporcionais.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária. O IBGE oferece um simulador no qual é possível estimar a remuneração de acordo com o município e horas trabalhadas.

No Rio Grande do Sul, todos os 497 municípios receberão recenseadores. Em municípios maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas. Porto Alegre, Caxias do Sul, Farroupilha, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Capão do Leão, Rolante, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Norte, Taquara e Viamão são os municípios gaúchos que terão locais de trabalho específicos. Essas áreas podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo. Por isso, o ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar, para economia de custos com deslocamentos e maior produtividade nas visitas domiciliares.

Protocolos sanitários no dia da prova

Os protocolos de sanitários contra a Covid-19 serão divulgados detalhadamente em edital específico sobre os locais de prova, exigindo o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento seguro entre candidatos e aplicadores de prova, disponibilização de álcool em gel em todos os locais de prova, medidas para evitar aglomerações e respeito às legislações locais. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo e terá sua prova anulada.

Censo 2021 vai visitar todos os municípios 

A partir de agosto até outubro deste ano, todos os cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

 

 

 

fonte Rádio Guaíba