Hospital de campanha do Exército na capital terá leitos de UTI para pacientes Covid

Solicitado pelo governo do Estado ao Exército Brasileiro, um hospital de campanha para atender pacientes Covid começou a ser montado nesta sexta-feira (12/3) na zona sul de Porto Alegre. Funcionará anexo ao Hospital Restinga e Extremo-sul e, diferentemente da maioria das estruturas semelhantes instaladas para atender a demanda nesta pandemia, o Hospital de Campanha do Exército conta com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Serão oito leitos de UTI, além de 12 em enfermaria.

A escolha por Porto Alegre, de acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, se deu pela demanda de leitos. “O governador Eduardo Leite encaminhou um ofício solicitando ao Exército a instalação do hospital de campanha no Estado. Uma vez que o maior tensionamento na busca por leitos está na região metropolitana de Porto Alegre, fizemos uma avaliação junto ao município e decidimos pela instalação na capital, ao lado do Hospital Restinga, para que pudesse haver remanejo de equipes de profissionais de saúde, que é a contrapartida do município para o funcionamento desta estrutura”, explicou a secretária.

Vindo de Manaus, o módulo foi transportado em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na madrugada desta sexta (12) na Base Aérea de Canoas. “O hospital de campanha do Exército é único. É preparado para combate e para situações de calamidade. É diferente de todos os outros em sua estrutura”, afirmou a comandante do Hospital de Campanha do Exército, coronel Ocilene Vargas.

O módulo em instalação na Restinga poderá ter a capacidade de atendimento em UTI ampliada se forem agregados mais equipamentos, como respiradores, explicou a militar. Os aparelhos para o funcionamento do hospital chegarão de Manaus até terça (16), deixando a estrutura apta para receber pacientes. A montagem das três barracas, cada uma com 48 metros quadrados, estará concluída até o fim da tarde desta sexta (12).

Conforme nota do Comando Militar do Sul, “a montagem dessa instalação militar tem por finalidade atender prontamente à solicitação do governo do Estado do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares destinados a pacientes com Covid-19”.

O Rio Grande do Sul irá alcançar, em breve, ampliação de 157% na capacidade de atendimento na rede SUS, mas o Estado atravessa o seu momento mais crítico em relação à demanda por leitos. “A estrutura do Exército é uma ajuda importante neste momento em que há taxa de ocupação acima de 100% em leitos de UTI no Estado e também um crescimento na ocupação por leitos clínicos”, afirmou a secretária Arita.