Agricultores de Cachoeira são beneficiados com patrulha agrícola e água pela Prefeitura

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária realizou 49 serviços de patrulha agrícola, aproximadamente 350 horas, com a disponibilização de retroescavadeira para construção de açudes e trator para a roçada. Além disso, a Secretaria realizou 176 entregas de água, totalizando 547 mil litros distribuídos em propriedades que têm problemas de abastecimento. Outro serviço realizado pela SMAP é o frete com valor diferenciado para agricultores, utilizado para transporte de calcário e cascalho. Nos meses de janeiro e fevereiro, cerca de 600 km de frete foram realizados pela Secretaria.

Escassez de água – A carência muito grande de abastecimento de água para consumo humano no interior do município fez com que a SMAP precisasse intensificar as entregas. “Enfrentamos um período de estiagem no mês de dezembro até meados de janeiro também a falta de infraestrutura de reservação de água nas propriedades rurais para dessedentação animal”, explica o secretário Fernando Cantarelli.

A partir de janeiro, a Secretaria intensificou a patrulha agrícola rural que atende os produtores “da porteira pra dentro” tanto na limpeza, manutenção e na construção de novos açudes, visando aumentar a capacidade de reserva de água para animais, bem como para irrigação, além incentivar o desenvolvimento de novas atividades nas propriedades como a piscicultura.