RGE investe R$ 2,9 milhões em instalação de aquecedores solares para 550 famílias em 4 cidades

Famílias de quatro cidades atendidas pela RGE serão beneficiadas com a instalação de aquecedores solares em suas residências. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora do Grupo CPFL e busca atender 550 famílias das cidades de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Cruz Alta e Uruguaiana enquadradas na tarifa social ou que morem em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. O investimento da RGE é de R$ 2,9 milhões.

Para a instalação dos aquecedores, a residência precisa ter condições técnicas e posição solar favorável.  Em média, 35% do valor da fatura dos clientes se deve ao consumo do chuveiro elétrico. Portanto, reduções no consumo deste equipamento apresentam considerável impacto positivo na fatura de energia elétrica. O aquecedor solar irá contribuir para a redução do consumo de energia do chuveiro. Esses equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, ajudar no aquecimento da água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.

Com a ação a RGE prevê uma economia significativa às famílias beneficiadas. “Esta é uma ação que tem impacto positivo na vida destes clientes, já que terão à disposição um equipamento mais econômico e moderno. Além disso, a RGE incentiva seus clientes a terem uma visão mais sustentável sobre energia elétrica”, destaca o analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters.

A instalação dos equipamentos nas residências das famílias selecionadas deve ocorrer nas próximas semanas. A escolha de quem receberá os aquecedores solares é feita pela RGE, em conjunto com as prefeituras municipais, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.