Prefeitura através do SICREDI irá oferecer linha de crédito para moradores pavimentarem ruas

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria de Planejamento, lançou na semana passada o Programa Pavimentando Sonhos, que tem por objetivo organizar a drenagem pluvial, pavimentação e acessibilidade de ruas. O nome foi uma escolha do prefeito José Otávio que tem no Programa uma esperança de diminuir o deficit de pavimentação existente na cidade.

Com a impossibilidade de fazer um lançamento presencial, em função da bandeira preta, a Prefeitura está divulgando a cartilha do Programa, onde constam todas as informações necessárias para os moradores que desejarem aderir. Quando for possível, os presidentes de associações de bairro serão chamados para conhecerem o Pavimentando Sonhos e serem disseminadores da ideia junto às comunidades.

Linha de crédito no Sicredi – A novidade do Pavimentando Sonhos é a disponibilidade de uma linha de crédito junto ao Sicredi que atenderá aos moradores que não tem condições financeiras de arcar com o valor do material e da mão de obra. A linha de crédito terá juros a partir de 1,99% ao mês e possibilidade de pagamento em até 60 meses. O limite será de acordo com a análise de crédito feita pela instituição financeira.

Como o Pavimentando Sonhos será operacionalizado – A Secretaria do Planejamento vai até a rua onde há interesse na pavimentação e faz uma reunião com os moradores. Na sequência, os moradores protocolam um termo de adesão ao Programa junto à Prefeitura. De posse do projeto básico da obra, que será elaborado pela equipe técnica do Planejamento, os moradores contratam a mão de obra e fazem a aquisição do material necessário. A Secretaria de Obras executa a canalização pluvial e a preparação da cancha e os contratados pelos moradores fazem a pavimentação. Durante a execução, a obra terá acompanhamento de um servidor do setor de pavimentação das Obras.

O que compete a cada um – Os moradores deverão escolher dois representantes para serem os coordenadores da gestão do empreendimento, formalizar a adesão junto ao Protocolo da Prefeitura, o fornecimento do material (meio-fio e paralelepípedos ou blocos de concreto) e a contratação da mão de obra. Já à Prefeitura compete a organização entre os moradores, a análise das condições técnicas do trecho solicitado, a elaboração do projeto técnico, a preparação da cancha e a canalização pluvial, esta última com recursos do fundo da Corsan.

Acredito que a linha de crédito vem resolver o impasse de quem não tinha condições de pagar pelo calçamento, buscamos uma solução nesse sentido para que mais moradores tenham o conforto de ter sua rua calçada”, explica a secretário do Planejamento, Cláudia Frey Scarparo.

Contato da Secretaria do Planejamento: 3724-6034.