Após restrições mais amplas, Cachoeira volta na segunda-feira às regras do Estado

Na sexta-feira (05 de março), o Governo do Estado anunciou que todas as regiões devem permanecer em Bandeira Preta – Risco Altíssimo para COVID-19 pelo menos até o dia 21 de março.

Diante dos níveis críticos de ocupação de leitos e velocidade de propagação do coronavírus, todas as regiões também serão mantidas sem cogestão regional pelo menos até dia 21 de março.

A suspensão geral de atividades não essenciais, entre 20 horas e 5 horas, ficará vigente até 31 de março para reduzir a circulação de pessoas e, com isso, a circulação do vírus.

Em Cachoeira do Sul, até segunda-feira, 8 de março, às 5 horas, está vigente o Decreto Municipal nº. 25/2021, que impõe restrições adicionais e extraordinárias.

A partir do encerramento da vigência do Decreto nº. 25, voltam as regras da Bandeira Preta, que deverá ser observada por todos os estabelecimentos.

Também foram divulgadas ontem pelo Estado algumas alterações nas normas de Bandeira Preta:

→ Os estabelecimentos que vendem produtos essenciais e, portanto, poderão atender de forma presencial – como supermercados e farmácias, por exemplo, NÃO PODEM MAIS VENDER NESTE FORMATO itens não essenciais. Os produtos não essenciais não poderão estar expostos, disponíveis ao cliente.

O QUE SÃO PRODUTOS ESSENCIAIS? São considerados essenciais os bens relacionados à alimentação, à saúde e à higiene da população.

→ O novo Decreto Estadual também prevê que o banho de mar, lagoa ou rio, que até então estava permitido, passa a ser proibido durante a bandeira preta.

A circulação em faixas de areia segue permitida, desde que com uso correto de máscara e distanciamento interpessoal mínimo de um metro. A prática de esportes aquáticos individuais ou coletivos também fica proibida.

→ Outra previsão do Decreto Estadual publicado nesta sexta é de aplicação de multa para os casos de utilização incorreta da máscara de proteção individual. Há previsão de aplicação de multa neste caso, que poderá ser de R$2.000,00, podendo ser duplicada em caso de reincidência.

→ Foram reforçadas também as medidas de multa e interdição para os casos de festas, aglomerações e filas, descumprindo as medidas sanitárias permanentes.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A SEMANA – 44ª rodada do Distanciamento Controlado

 

→ Entre os indicadores que mais chamam a atenção nesta rodada, está o aumento no número de internados em leitos clínicos (+58%) e em UTIs (+50%) e nos óbitos por Covid-19 (+61%).

 

→ Pela regra de salvaguarda, a Bandeira Preta é aplicada a todas as regiões quando a razão de leitos livres de UTI sobre leitos ocupados por COVID em UTI seja menor ou igual a 0,35 a nível estadual. Nesta rodada, a taxa ficou negativa – em -0,01, porque a ocupação excedeu os 100%, e bem abaixo da semana anterior, quando a razão ficou de 0,17.

 

→ Das 21 regiões do Estado, 19 tiveram média final superior a 2,50, entrando automaticamente em Bandeira Preta. As regiões de Bagé e Pelotas tiveram média final de Bandeira Vermelha, mas ficaram em risco altíssimo pela norma de salvaguarda.