Cogestão será suspensa no RS a partir de sábado, e municípios terão que cumprir restrições

O governador Eduardo Leite anunciou, em reunião virtual com a Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na tarde desta quinta-feira (25), que tomou a decisão de suspender temporariamente a cogestão no modelo de distanciamento controlado. As medidas entram em vigor a partir de sábado (27). Assim, as cidades que estão nas 11 regiões em bandeira preta e tomaram medidas mais flexíveis do que as estabelecidas nesta classificação, como Porto Alegre, terão de aumentar suas restrições.

Inicialmente, a norma, que traz restrições rigorosas de circulação de pessoas, valerá por uma semana.

— Deste sábado (27) até o outro domingo (7 de março), estaremos com a suspensão da cogestão e com aplicação das restrições que a bandeira da região impõe, para buscarmos efetivamente reduzir a taxa de contágio.

Nesta sexta-feira (26), uma nova rodada de classificação das 21 regiões de covid-19 terão as bandeiras anunciadas e terão de cumprir os protocolos correspondentes na semana seguinte, sem hipótese de abrandamento por regras locais previstas pela cogestão, por ora suspensa.

No momento, há 11 regiões do mapa da covid-19 em bandeira preta, de altíssimo risco, com regras que aproximam as regiões inseridas de um lockdown. Para a classificação desta sexta-feira, a tendência é de que mais regiões sejam alçadas à bandeira preta.