De novo: Cachoeira e região voltam a bandeira vermelha no distanciamento do Governo do Estado

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (12/02), traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja. Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (+23%), o aumento nos registros de hospitalização (+32%) e também no número de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%).

Na 41º semana do modelo de Distanciamento Controlado, houve leve aumento no número total de leitos de UTI ocupados. Considerando a estabilidade no total de leitos e também dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 reduziu para 0,79 no Estado.

 

MUDANÇA DE BANDEIRAS

Laranja > Vermelha

Macrorregião Vales: Cachoeira do Sul e Lajeado

No mapa preliminar desta 41ª rodada, Lajeado apresentou grande aumento nos indicadores individuais. Tanto o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas quanto o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas por 100.000 habitantes tiveram um aumento de 53%. Além disso, o número de óbitos nos últimos sete dias cresceu cerca de 60% (de cinco casos, passou para oito).

Com o aumento de 46% no número de internados em leitos clínicos Covid no último dia 11 de fevereiro (de 39 para 57 casos) na Macrorregião Vales, houve elevação da média ponderada que se manteve inferior a 1,5 na região de Lajeado. E, como a macrorregião dos Vales segue apresentando menos de 0,8 leito livre para cada ocupado por Covid e o indicador de incidência de novas hospitalizações da região de Lajeado está avaliado em bandeira vermelha, aplica-se a salvaguarda, mantendo a bandeira final na cor vermelha.

Cachoeira do Sul também registrou piora nesses três indicadores: 267% de aumento no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas e no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas por 100.000 habitantes. O terceiro pior indicador individual, o número de óbitos nos últimos sete dias, registrou elevação de 33% (de três passou para quatro casos). Neste contexto, teve uma avaliação de risco máxima (bandeira preta) e, com a piora na avaliação de um indicador da Macrorregião Vales citada acima, houve elevação da média ponderada para dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final na cor vermelha.

 

RESUMO DA 41ª RODADA

Regiões que apresentaram piora (5)

LARANJA > VERMELHA
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Guaíba
Lajeado (em cogestão)
Uruguaiana (em cogestão)

Regiões que continuaram iguais (14)

LARANJA (3)
Bagé (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)

VERMELHA (11)
Canoas (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santo ngelo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)

Regiões que apresentaram melhora (2)

VERMELHA > LARANJA
Ijuí (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)