Governo Leite quer fechar Superintendência do Daer em Cachoeira

Foi anunciado ontem pelo Jornal Zero Hora de Porto Alegre, que o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) terá a estrutura reduzida com o fechamento de superintendências, dentre elas a 10ª  que tem cede em Cachoeira e engloba pequenos municípios da região. Segundo a matéria, ” O governo do Estado deve anunciar nos próximos dias a extinção de seis das 17 superintendências regionais do órgão, o que equivale a mais de um terço das unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul”.

De acordo com o plano discutido pelo governo, serão fechadas as superintendências das regiões de Esteio, Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Santiago, Erechim e São Francisco de Paula. Todas serão suprimidas por decreto, a ser assinado pelo governador Eduardo Leite. A minuta do documento já foi enviada à Casa Civil para eventuais ajustes antes da publicação.

Com a redução, as 11 superintendências mantidas deverão absorver as responsabilidades daquelas que deixarem de existir. A tendência é de que os servidores que atuam nas regionais extintas também sejam transferidos para as mais próximas que continuarão existindo. Internamente, a iniciativa é considerada uma maneira de reduzir custos operacionais e modernizar a gestão do departamento.

As superintendências regionais são responsáveis por fiscalizar obras e serviço de manutenção das rodovias que estão sob sua circunscrição, além de atividades relacionadas ao tráfego, ao transporte de carga e ao transporte coletivo de passageiros.