Secretaria de Logística e Transporte do Estado diz que foram concluídas e retomadas mais de 30 obras

O ano de 2020 ficou marcado pelas dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. Mas mesmo durante a crise, o governo do Estado deu andamento a soluções aguardadas há décadas pela população no setor de infraestrutura de transportes.

No ano passado, a Secretaria de Logística e Transportes (Selt), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) retomaram e concluíram importantes obras do modal rodoviário. Entre as principais, está a duplicação da ERS-118. Projetada no início dos anos 1990, ela foi inaugurada em dezembro de 2020 com investimento de mais de R$ 131 milhões na fase final dos serviços. A ampliação abrange 21,5 quilômetros entre os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha e Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.

“A duplicação da ERS-118 aquece a economia, facilita negócios e agiliza o fluxo de veículos entre a Grande Porto Alegre, o interior e o Litoral”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Agora, em 2021, já demos prioridade a ações que não constavam no projeto original e que melhorarão ainda mais o trânsito na rodovia, como o viaduto com trincheira no entroncamento com a ERS-030, em Gravataí, e as passarelas para pedestres.”

Também entregue em 2020, a obra do viaduto da ERS-040 deu fim a uma espera de quase três décadas da comunidade de Viamão. Com investimento total de R$ 20 milhões, a elevada elimina congestionamentos no entroncamento com a ERS-118 e agiliza o fluxo de veículos em direção ao Litoral Norte.

Os acessos municipais receberam cerca de R$ 100 milhões em investimentos. Em 2020, nove deles foram concluídos: Caraá, Guabiju-São Jorge, Boqueirão do Leão, Muliterno, Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Carlos Gomes, Sertão Santana e Cândido Godói. Outras nove ligações asfálticas seguem em execução este ano.

“Se é verdade que 2020 foi um ano atípico e cheio de desafios, também é verdade que, graças a um trabalho sério e focado, conseguimos andar na contramão das adversidades e entregar obras há muito tempo exigidas pela população gaúcha”, enfatiza Costella. “Investir em rodovias é essencial à retomada do crescimento econômico do Estado, por isso entendemos que nossos objetivos não poderiam ser adiados, mesmo com a pandemia.”

Aviação regional

Ao longo de 2020, políticas de incentivo à aviação regional fortaleceram os aeroportos do interior do Rio Grande do Sul. Em Passo Fundo, foi autorizado o início das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz, com investimento de R$ 45 milhões dos governos federal e estadual. Após a conclusão dos serviços, o município terá à disposição um dos maiores complexos aeroportuários do Estado.

O Aeroporto Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, está com o projeto de ampliação e reforma em fase final de licitação. A construção de um novo terminal e pátio de aeronaves permitirá que ele receba aviões com capacidade para mais de 140 passageiros.

Portos do RS

O ano de 2020 também foi histórico para os portos do Estado. Em junho, o Porto do Rio Grande movimentou 4,4 milhões de cargas, registrando o melhor mês da história do complexo portuário. Além disso, a ampliação do calado do canal de acesso – homologada em outubro passado – permitirá que ele receba, a partir deste ano, os maiores navios do mundo.

• Informativo com o balanço das ações de 2020.