INSS garante que todas as agências no RS serão reabertas nos próximos dias

Em audiência nesta terça-feira (2) com o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Carlos Joel da Silva e a diretoria da entidade, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, garantiu que nos próximos dias todas as agências do instituto no Estado deverão ser reabertas. A expectativa, com essa medida, é sanar grande parte dos problemas com a realização de perícias médicas relatados pelos agricultores que, com a maioria das agências ainda fechadas, são obrigados a percorrer grandes distâncias, até Porto Alegre principalmente, para conseguir fazer a consulta.

Além da falta de peritos, também foram apresentados na reunião outros problemas para o encaminhamento de beneficios previdenciários, como a dificuldade de agendamento de perícias pelo telefone 135 e a falta de retorno após o contato; o acerto pós-perícia, com muitos casos em que o pedido é indeferido sem oportunizar ao segurado a apresentação dos documentos comprovantes de sua qualidade/enquadramento e a demora na análise dos pedidos represados, de até um ano.

Rolim informou que está em análise junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) a possibilidade da realização de teleperícia para agilizar o atendimento da demanda no pais, também uma reivindicação da Fetag, mas que isso dependerá também do aval do Conselho Federal de Medicina.

Os produtores também reclamam dos recursos administrativos, que registram demora na decisão, no cumprimento de exigências e na implantação e a necessidade de revisão cadastral, cuja análise superficial dos técnicos acaba excluindo muitos beneficiários injustamente.

A expectativa de Schuch é de que a partir da conversa de hoje, os principais gargalos possam ser resolvidos. “Foram pontuadas item por item pela Fetag as principais dificuldades encontradas e o INSS se comprometeu a buscar medidas para resolver. Vamos aguardar e acompanhar e, caso necessário, voltaremos a nos reunir”, destacou Schuch.