Equipe de nutrição da Smed avaliou alimentos que vão compor o cardápio das escolas em 2021

A equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu na última quinta-feira o teste de amostras dos alimentos dos fornecedores melhores colocados no Pregão Eletrônico nº143/2020, para oferta no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o ano de 2021, com o objetivo de analisar e garantir a qualidade dos alimentos que irão compor o cardápio das escolas.

O teste foi realizado na cozinha e no refeitório da Escola de Educação Infantil (EEI) Rica Carvalho Bernardes. Compõe a equipe de nutrição do Setor de Alimentação Escolar da Smed a nutricionista responsável técnica do PNAE Ana Luiza Scarparo e pelas técnicas em nutrição Marcela Trojahn e Elida Kiefer. A atividade contou com a supervisão da chefe do setor, Alzira Lehmen.

A equipe de nutrição, junto com seis manipuladoras de alimentos de escolas de educação infantil e fundamental do Município, prepararam as amostras de 89 produtos. Entre eles estavam: arroz, feijão, carnes, leites, pães, farinhas, biscoitos, entre outros.

As amostras foram avaliadas por meio de análise sensorial e degustação pelos seis membros da Comissão Especial de Degustação e Análise Sensorial, representantes dos diretores, professores e manipuladores de alimentos e pela nutricionista da alimentação escolar. Além disso, contou com a presença de membros do Conselho de Alimentação Escolar, que tem como atribuição acompanhar e fiscalizar a execução do PNAE.

A abertura da análise das amostras foi realizada pela Secretária Municipal de Educação, Angela Schumacher Schuh, que deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o auxílio dos manipuladores de alimentos no preparo das amostras e dos membros da comissão na análise dos produtos. A Secretária estava acompanhada da diretora de Educação, Solanje Louzada.