8ª Coordenadoria Regional de Saúde recebeu mais 3.580 doses de vacina nesta segunda-feira

A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu, nesta segunda-feira (1/2), 224,2 mil doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Dessas doses, que ainda estavam em estoque na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, 170,8 mil se referem à segunda aplicação dos grupos prioritários da primeira fase da campanha de vacinação. Os 53,4 mil frascos restantes das vacinas recebidas do Instituto Butantan no último dia 25 serão utilizados para ajustes das estimativas da população nos grupos de risco. A 8ª Coordenadoria de Saúde que tem sede em Cachoeira do Sul, recebeu mais 3.580 doses para distribuir entre os Municípios da Região.

A Secretaria da Saúde se baseou em dados da base apresentada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, que toma por base as campanhas de influenza, que imuniza pessoas de 18 a 59 anos. A vacinação contra a Covid-19, porém, inclui trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que fez com que o cálculo inicialmente utilizado para a distribuição de vacinas precisasse de correções.

O CNES informou uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde e, com os ajustes, o valor de referência passa a ser 407 mil. Além disso, algumas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não estavam cadastradas no CNES, o que fez com que o número real de idosos institucionalizados fosse subestimado.

Ou seja, do total de vacinas, 170,8 mil destinam-se à segunda aplicação e 53,4 mil serão utilizadas para a primeira dose em pessoas ainda não imunizadas. O objetivo é que, com esse quantitativo, todos os municípios atinjam 100% de vacinação dos grupos prioritários de indígenas aldeados, população de 60 anos ou mais institucionalizada e pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas. As demais doses serão destinadas para garantir a continuidade da imunização da primeira dose dos profissionais de saúde de linha de frente e demais profissionais da saúde. Dessa forma, todos os municípios receberam, pelo menos, 66% das doses previstas para essa população.