Cachoeira e região permanece em bandeira vermelha no distanciamento controlado do RS

Divulgado nesta sexta-feira (25/12), o mapa preliminar da 34ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado continua refletindo o alto índice de contágio e de ocupação dos hospitais por coronavírus no Rio Grande do Sul. Embora mais cinco regiões tenham se somado a de Guaíba e ficado com bandeira laranja (risco epidemiológico médio), o restante do Estado segue em alerta – o que representa 76,5% da população gaúcha de 414 municípios.

Nesta rodada, com exceção de Taquara, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Pelotas, Bagé e Guaíba, as outras 15 regiões Covid apresentaram risco alto de contágio, classificadas, portanto, com bandeira vermelha.

As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (256), Caxias do Sul (157), Passo Fundo (103), Canoas (100) e Pelotas (61).

Alerta para a Macrorregião dos Vales Cachoeira, Santa Cruz e Lajeado

As três regiões da macrorregião dos Vales Cachoeira, Santa Cruz e Lajeado já estão classificadas com bandeira vermelha no mapa preliminar desta 34ª rodada e, devido ao avanço da ocupação de leitos de UTI por pacientes confirmados para Covid-19, merecem atenção.

A macrorregião registrou aumento em termos de ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 (de 44 para 48) – valor mais alto em toda a série histórica da macrorregião. Ainda, houve redução de 50% na oferta de leitos livres para tratamento intensivo na região, que agora está com 15 unidades – na semana anterior eram 30.

Por último, o indicador relacionado à capacidade de atendimento piorou no comparativo entre as semanas. O percentual de pacientes confirmados para Covid-19 em leitos de UTI, com relação aos leitos livres, aumentou consideravelmente. Enquanto na semana passada havia 0,68 leito de UTI livre para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana o indicador passou para 0,31 – número mais baixo entre todas as macrorregiões nesta rodada e, praticamente, igual à da macrorregião Sul da 32ª rodada, quando as regiões de Pelotas e de Bagé obtiveram bandeira preta.