Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais neste sábado

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, alerta a comunidade cachoeirense para a possibilidade de Temporais para toda a área do estado do Rio Grande do Sul. O Alerta tem por base o Aviso Hidrometeorológico 142 emitido pela Sala de Situação SEMA/RS.

O Alerta traz a possibilidade de temporais e chuvas intensas entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2020.
Abaixo estão disponíveis mais informações sobre o Aviso 142 e medidas preventivas a serem adotadas. No último final de semana foram registradas inundações decorrentes de enxurradas e infiltrações em coberturas de residências decorrente de manutenções precárias.

Em caso de EMERGÊNCIA, as equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão em alerta para atendimento à comunidade.
BOMBEIROS: 193
DEFESA CIVIL: (51) 997732913

Aviso Hidrometeorológico 142 – Sala de Situação SEMA/RS
Chuvas e Temporais no Rio Grande do Sul
ELABORADO: 18/12/20 – VÁLIDO ATÉ: 20/12/20
CONDIÇÃO HIDROMETEOROLÓGICA PERÍODO DE ATUAÇÃO ALERTA
POSSÍVEIS FENÔMENOS: Ciclone extratropical se forma entre a Argentina e o Uruguai e provoca chuva e temporais no Rio Grande do Sul.

VENDAVAIS: São provocados pelo deslocamento violento de uma massa de ar. Normalmente são acompanhados de chuva forte, que caracterizam as tempestades.

COMO MINIMIZAR OS DANOS DE UM VENDAVAL?

– Revise a resistência de sua casa, principalmente a cobertura, mantendo todo cuidado quanto a uso de EPI e contratação de pessoa habilitada a realizar este tipo de serviço.
– Mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.
– Não deixe objetos e entulhos soltos no quintal e nos passeios públicos eles podem causar entupimento no sistema de drenagem e consequente inundações;

COMO AGIR QUANDO OCORRER UM VENDAVAL?

– Feche bem janelas e portas, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência.
– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro.
– Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica e estruturas que não transmitam segurança.
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de segurança e árvores de grande porte.
– Não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.
– Evite permanecer em locais de risco de enxurradas e inundações.

COMO AGIR APÓS O VENDAVAL?

– Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.
– Ajude vizinhos que foram atingidos.
– Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre esses perigos.
– Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente; deixe esses serviços para os casos de emergência.

Aviso Hidrometeorológico 142
Sexta-feira (18): um sistema de baixa pressão atmosférica que atua entre a Argentina e o Paraguai, aliados ao transporte de umidade da Amazônia, ajudam a provocar pancadas de chuva isoladas pelo estado, especialmente na parte da tarde. No período da noite, temporais com ventanias já podem ocorrer na Fronteira Oeste gaúcha.
Sábado (19): o sistema de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai, provocando chuva forte e temporais em todas as áreas do Rio Grande do Sul. Os temporais devem ocorrer primeiramente entre o oeste e centro do estado, avançando para as demais áreas no decorrer do dia. No sul do estado são esperadas rajadas de vento mais intensas, próximas aos 90km/h.
Domingo (20): o ciclone começa a avançar para o oceano, mas mantém ainda os ventos mais fortes no leste e sul do estado. A frente fria associada a ele, ainda provoca chuva e temporais no norte e nordeste gaúcho, especialmente no início do dia. Tempo firme já retorna para a região da Campanha. Tendência:
Na segunda-feira, o tempo firme volta a predominar no estado e deve seguir assim no decorrer da semana. CONDIÇÃO HIDROLÓGICA As chuvas ocorridas nos últimos dias mitigaram momentaneamente a condição de baixa disponibilidade hídrica nas bacias gaúchas.
Porém ainda há um déficit hídrico a ser preenchido, portanto a condição hidrológica de ALERTA em função da baixa disponibilidade hídrica segue indicada para as seguintes bacias: Camaquã, Santa Maria, Negro, Ibicuí, Butuí-Icamaquã, Piratinim, Ijuí, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, Passo Fundo, Várzea, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Pardo, Lago Guaíba, Caí, Sinos, Gravataí e Rio Uruguai. Demais bacias em condição hidrológica de ATENÇÃO. A partir da próxima sexta-feira (18) novos eventos de chuva devem ser registrados novamente no estado, auxiliando na mitigação da baixa disponibilidade hídrica por alguns dias. Por outro lado, os acumulados em curtos intervalos de tempo podem gerar elevações de rápida resposta em córregos, arroios e rios de menor ordem hidrológica, portanto a condição de ATENÇÃO é indicada em nível de sub-bacia para todo o estado.