Vacina Coronavac do Butantan custa 10 dólares por dose e será paga pelo SUS

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Insituto Butantam, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, tem um custo de 10 dólares por dose (cerca de 51 reais). Segundo o diretor da entidade, Dimas Covas, no valor estão incluídas as despesas do contrato com a farmacêutica chinesa e de fabricação no Brasil. Tudo será bancado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo Dimas Covas, o preço é o que foi ofertado ao Ministério da Saúde – que ainda não respondeu se vai comprar a vacina – e a estados e municípios que já mostraram interesse na aquisição da vacina desenvolvida pelo Butantan. Pelo menos 12 estados e 276 cidades já fizeram pedidos do imunizante.

Valor por dose de outras vacinas

Em outubro, o Ministério da Saúde divulgou que pretende pagar 21 dólar da vacina da aliança global Covax facility. O acordo prevê um total de 40 milhões de doses.

No caso da vacina da AstraZeneca, que o governo federal já fechou o acordo de aquisição de 100 milhões de doses. Ainda não há o valor por unidade, mas  em entrevista a farmaceutica disse que deve custar entre 3 e 4 dólar.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o governo federal assinou um contrato de intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. A pasta, porém, disse que os valores são mantidos em sigilo.

 

 

 

fonte Revista Exame