Bolsonaro inaugura nova ponte do Guaíba em Porto Alegre

O eixo principal da nova Ponte do Guaíba, criada para aliviar o trânsito de veículos na antiga estrutura, vai receber os motoristas que saem de Porto Alegre em direção ao interior do Rio Grande do Sul a partir  desta quinta-feira (10). A inauguração da obra, que se estendia desde 2014, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro chegou à Capital pouco antes da solenidade. Ele se reuniu com o governador Eduardo Leite no caminho para o empreendimento – e, em discurso marcado pela defesa do Governo, prometeu a entrega de mais obras até o fim do mandato. “Vamos terminar todas aquelas que são possíveis. Afinal de contas, entre iniciar uma obra e terminar outra, a diferença está no fato de ser muito mais proveitoso concluir um trabalho do que começar”, declarou Bolsonaro.

A nova ponte do Guaíba foi entregue com 95% dos trabalhos concluídos, a um custo de R$ 749 milhões. O orçamento estourou em R$ 100 milhões o previsto há seis anos, e deve ser ampliado ainda mais para o término das quatro alças de acesso que ainda passam por obras. Isso porque o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) ainda precisa indenizar as famílias da Vila Areia, que vivem às margens da estrutura e serão removidas.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comparou a entrega da ponte ao nascimento de um filho. “A conclusão da obra aqui em Porto Alegre é uma das prioridades do Governo. Mas a liberação desse trecho, hoje, já é um presente aos porto-alegrenses”, reiterou. Estima-se que o empreendimento recém inaugurado receba cerca de 50 mil veículos por dia.

Eduardo Leite ressaltou o trabalho dos operários, que mantiveram o andamento da nova ponte do Guaíba em meio à pandemia, e voltou a comentar sobre a vacina. “Renovo a minha confiança na liderança do Governo Federal para coordenar a imunização de todos os brasileiros, em todos os estados, contra a Covid-19”, reiterou o governador.

“Nós precisamos associar as obras que acontecem na esfera federal aos investimentos estaduais. Não só para a melhoria da infraestrutura, mas para fazer a economia do Rio Grande do Sul girar”, finalizou Leite.