Seis meses após o início das aulas remotas, professores estaduais começam a receber notebooks

Os professores da rede pública estadual de educação começaram a receber nesta sexta-feira (27) os 50 mil chromebooks — notebooks com finalidade específica na área educacional — prometidos pelo governo do Rio Grande do Sul em junho deste ano. Os primeiros 32 equipamentos foram entregues na Escola Estadual Gomes Carneiro, na  Capital. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), serão entregues 50 mil chromebooks até o final do ano.

— Temos convicção de que esses chromebooks vão ajudar professores no cumprimento da sua missão de educar, vão melhorar o acesso ao ambiente digital dos alunos e, com isso, ajudar na execução do modelo híbrido de ensino — disse o governador Eduardo Leite.

A previsão inicial era de repasse das primeiras 25 mil unidades em setembro. À época, a Seduc justificou que o fornecedor apresentou dificuldades na confecção de peças e componentes, como a tela, devido ao “aumento da demanda global”.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O governo do Estado informou que serão entregues 20 mil ainda em novembro e 30 mil até o fim de dezembro, sendo atendidos todos os docentes que atuam em sala de aula.

De acordo com o secretário da Educação, Faisal Karam, para 2021, está prevista a compra de mais 70 mil chromebooks, que serão para uso compartilhado dos alunos para acesso às aulas remotas.

 

fonte Gaúcha/ZH