Escolas municipais e estaduais de Cachoeira recebem 213 novos notebooks do Governo do Estado

O secretário Estadual de Educação Faisal Karam, esteve em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (28) para a solenidade de entrega de notebooks, um kits de robótica educacional e um kit de eletrônica para 20 escolas de Cachoeira do Sul: 15 escolas estaduais e 5 escolas municipais.

A destinação dos equipamentos está dentro do projeto Educação Gaúcha Conectada (Iniciativa BNDES Educação Conectada) para as escolas municipais e estaduais do município, beneficiando cerca de 8,6 mil estudantes do ensino fundamental e médio.


O Município, junto com Santa Maria, representa toda a região sul do Brasil no projeto que tem a parceria entre a Prefeitura de Cachoeira do Sul (SMEd), Secretaria de Educação do Estado (24ª CRE) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),e conta com apoio técnico do CIEB e parceria da Fundação Leman e Itaú Social e deve contribuir para acelerar a implantação do Programa de Inovação Educação Conectada do MEC. Para beneficiar Cachoeira do Sul o investimento foi de R$ 2.710.950,00.


Um projeto em conjunto entre as duas cidades precisou ser construído em 2018 para que o Educação Gaúcha Conectada se tornasse realidade. Ainda em 2019 foi necessário a administração municipal dar o aceite no projeto para que o Município, tanto as escolas da rede municipal quanto da rede estadual, pudessem ser beneficiadas.

Para a implementação do programa, cada escola recebeu capacitação para a realização de atividades pedagógicas que incentivem uma mudança metodológica, promovendo a construção do conhecimento e o protagonismo dos estudantes por meio de metodologias ativas.


Os números

Rede Municipal

– 1770 alunos do Ensino Fundamental

– 160 professores

Rede Estadual

– 457 professores

– 4.460 alunos do Ensino Fundamental

– 1.777 alunos do Ensino Médio

As escolas da Rede Municipal

– Dr. Getúlio Vargas

– Manoel Carvalho Portella

– Maria Pacicco de Freitas

– Mario Godoy Ilha

– Dinah Néri Pereira

Escolas participantes da rede estadual

– Angelina S. Vieira da Cunha
– Antônio Vicente da Fontoura
– Bairro Carvalho
– Borges de Medeiros
– Cândida Fortes Brandão
– Ciro Carvalho de Abreu
– David Fontoura Barcelos
– Diva Costa Fachin
– IIE João Neves da Fontoura
– Juvêncio Soares
– Liberato S. Vieira da Cunha
– Marieta Ribeiro de Almeida
– Rio Jacuí
– CIEP Virgilino Jaime Zinn
– Vital Brasil