Opas adverte que coronavírus continuará se propagando mesmo após vacina

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou nesta quarta-feira (23) que o coronavírus continuará a se espalhar mesmo com uma vacina, e exortou os países a se prepararem para imunizar a população sem baixar a guarda com as medidas tomadas até agora para conter as infecções.

Carissa Etienne, diretora da Opas, escritório regional da Organização Mundial da Saúde , disse que além dos cientistas descobrirem uma vacina “eficaz” e “solução durável” contra a covid-19, os países devem “ser realistas” sobre seu escopo imediato.

— Este vírus continuará a se espalhar e as pessoas continuarão a ficar doentes, mesmo quando uma vacina for distribuída. Portanto, não podemos colocar todas as nossas esperanças apenas nas vacinas. Como tantas vezes acontece na saúde pública, não há solução mágica — disse em uma entrevista coletiva.

Etienne pediu que se continuasse a confiar nas diretrizes impostas para minimizar a propagação do vírus: testes diagnósticos, rastreamento de contato e quarentena, bem como distanciamento físico, lavagem frequente das mãos e uso de máscaras em público.

— Peço aos países de todo o mundo a se prepararem para uma vacina contra o coronavírus, mas também a serem realistas, sabendo que essas preparações não substituem tudo o mais que devemos fazer para salvar vidas hoje — enfatizou.

fonte AFP