Farsul e Bayer firmam parceria para desenvolver jovens talentos no agronegócio

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IRFS) com 743 filhos de agricultores no Estado, com idades entre 13 e 21 anos, embora o cenário externo influencie na decisão de sucessão familiar, o ambiente que ele encontra no negócio da família será decisivo para o caminho escolhido pelo jovem. Segundo dados divulgados no Censo Agropecuário de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 11 anos, o percentual de produtores com mais de 65 anos aumentou de 18% para 23% no campo, enquanto o de jovens produtores entre 25 e 35 anos caiu de 14% para 10%. O campo tem tido dificuldades em reter profissionais jovens.

Em meio a esse desafio e com o foco no desenvolvimento de competências de um futuro líder no campo, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) se uniu à divisão agrícola da Bayer para contribuir com o aumento da presença de novos talentos no agronegócio gaúcho e acelerar o desenvolvimento da juventude no setor.

O resultado dessa parceria será o programa “Talentos do Agro” – que visa estimular ações que ampliem o conhecimento dos jovens em relação aos processos de inovação e transformação digital no agronegócio, estimulando a capacidade em criar soluções para desafios complexos e estratégias de comunicação.

O presidente da Farsul, Gedeão Pereira destaca que a entidade sempre vai apoiar ações que desenvolvam líderes da nova geração do agro. “A responsabilidade dos jovens produtores é muito grande na sucessão das empresas rurais. Eles precisam manter e melhorar o trabalho já existente buscando a adaptação aos novos tempos”, afirmou ele.

“A comissão de Jovens Empresários Rurais da Farsul vem trabalhando na identificação e formação de novas lideranças no setor. E este programa vem para coroar esta iniciativa contribuindo com a preparação de jovens produtores em empreendedores com um embasamento diferenciado”, explica o coordenador da comissão da Farsul, Rafael Macedo.

“O Agro é um setor muito importante para o Brasil. Para que possamos continuar crescendo, aumentando nossa competitividade e nos posicionando como líder no mercado global é fundamental que tenhamos pessoas preparadas para liderar, suas propriedades e o setor. Essa deve ser é uma pauta estratégica para a agropecuária brasileira, pois precisamos preparar nossos jovens para que eles assumam esse papel no futuro. O Talentos do Agro terá o foco no desenvolvimento desse líder. É uma capacitação que abordará questões técnicas de agricultura e agropecuária, mas também de gestão de negócios e de pessoas. Todos pontos que irão ajudá-lo a ter confiança ao liderar o campo”, explica o diretor do negócio de soja e algodão da Bayer para o Brasil e líder do programa na companhia, Marcelo Neves.

Segundo Marcelo Neves, a parceria com a Farsul foi firmada devido ao histórico e pioneirismo da entidade no estado. “Muitas das pessoas que transformaram a agricultura nacional são do Rio Grande do Sul. Queremos, como empresa, ajudar a construir esse futuro para o agro gaúcho e de todo o país. O programa será dividido em três etapas. A ideia é que os participantes conheçam um pouco mais sobre as tendências que vão gerar impacto no mundo do agronegócio nos próximos anos. Aprendam sobre estratégia e networking. Vejam o quanto a inovação e transformação digital no campo são necessários para uma agricultura sustentável; além de debater o tema da sucessão familiar e a gestão dos negócios”, explica o executivo.