Chuvas deverão ser mais frequentes no início da primavera

Os primeiros 20 dias de agosto tiveram um padrão muito similar ao de julho, com as chuvas ocorrendo em maiores volumes na metade Norte do RS. Para os últimos 10 dias de agosto e início de setembro, o padrão parece mudar novamente, em um período com precipitações mais frequentes. Os modelos numéricos sugerem um padrão muito parecido com o do ano passado, com chuvas mais frequentes no início da primavera e diminuindo em novembro.

  • Setembro: com a aproximação da primavera, as precipitações deverão ocorrer de forma mais frequente e volumosa. Os mapas das normais climatológicas de setembro e outubro mostram que o volume de precipitação é maior nesses meses. As simulações indicam precipitações acima da média para setembro, entre +20 e +30mm, que devem abranger a maioria das regiões do RS .
  • Outubro: as previsões indicam precipitações superiores à média climatológica na maior parte do Estado, com anomalias entre +30 e +60mm .
  • Novembro: neste período é normal as chuvas migrarem para as regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil, diminuindo no RS. As projeções indicam chuvas abaixo da média para o mês de novembro.