35º Batalhão de Policia Militar de Cachoeira completa 18 anos

Nesta quinta-feira (20), o 35º Batalhão de Polícia Militar completa seus 18 anos de atividade. Com sede em Cachoeira do Sul, a corporação também tem sob sua responsabilidade territorial os municípios de Cerro Branco, Paraíso do Sul e Novo Cabrais.

Atualmente, a unidade esta sob o comando do major Rodrigo Righes Sartori e subcomando do capitão Douglas Ferreira Oliveira. O batalhão teve origem na cidade de Cachoeira do Sul em 20 de setembro de 1909, quando foi instalado o primeiro Grupamento de Polícia Militar, à época, composto por dez praças, comandado por um sargento. Em seguida, o destacamento de Cachoeira do Sul passou para a condição de 2ª Companhia do 2º Batalhão de Rio Pardo, funcionando junto à Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul.

No ano de 2002, tornou-se Batalhão de Polícia Militar, sendo criado pela Portaria 001/2002 do Comando Geral da Brigada Militar, e instalado de fato na cidade de Cachoeira do Sul, em 20 de agosto de 2002 e, desde 9 de dezembro de 2005, situa-se na Rua Leopoldo Souza, nº 1448, Bairro Santa Helena, em Cachoeira do Sul.