Trabalhadores nos Correios do RS aderem a greve nacional. Em Cachoeira, agência funciona normalmente

Em assembleia realizada na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, os trabalhadores dos Correios no Rio Grande Sul decidiram,  decretar greve por tempo indeterminado. Em Cachoeira do Sul, a agência dos Correios funciona normalmente, mas os funcionários do Centro de Distribuição estão parados.

A greve ocorre em protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados durante a pandemia do coronavírus, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).

De acordo com o secretário-geral do Sintect-RS, Alexandre dos Santos Nunes, o movimento é a única resposta possível a proposta da empresa que retira 70 cláusulas do acordo coletivo dos trabalhadores.

— Tudo que conquistamos ao longo de 30 anos está sendo retirado. Isso demonstra um total desprezo pelo que representa o trabalhador de Correios para o Brasil, que mesmo frente a uma pandemia, continua nas ruas, de porta em porta, atendendo a população — ponderou ele.

Nunes acredita que a decretação de greve em nível nacional representa a indignação dos trabalhadores com a empresa, que, segundo ele, não se preocupa em proteger os funcionários do coronavírus nem os testa para a doença —, impõe ainda sobrecarga de trabalho e exige expedientes aos sábados e domingos.

— Não vamos aceitar um ataque com esta dimensão. As representações dos trabalhadores pediram várias vezes para que a negociação não fosse feita neste momento, mas a empresa está exatamente aproveitando a pandemia para “passar a boiada” nos direitos da categoria. E a nossa resposta é a greve — acrescentou ele.