ÓIeo de soja dispara de preço nas prateleiras de supermercados

O óleo de soja já registrou uma forte alta e subirá ainda mais. Segundo o Dieese, o aumento é de quase 28% em 12 meses nos supermercados. No ano, a elevação é de quase 16%. Ou seja, muito acima de uma inflação que está abaixo dos 2%.

O motivo já está no início da cadeia econômica. A saca de soja vem disparando em diversos mercados monitorados no Rio Grande do Sul, como Passo Fundo e o Porto de Rio Grande. Há uma forte demanda nacional, mas também internacional pelo grão, principalmente pela China. Ao mesmo tempo, há receio do impacto do clima na safra de soja dos Estados Unidos.

Lembrando que existe um forte aumento em cascata quando a soja sobe. O grão é usado para alimentar animais, o que se reflete na carna, mas também em diversos outros alimentos. Além disso, a própria indústria alimentícia usa o óleo no preparo de seus produtos. E algumas têm relatado dificuldades de comprar o insumo.

É mais uma pressão para a qual o bolso do consumidor deve se preparar. Recentemente leite e derivados e também o arroz tiveram um aumento significativo

 

 

 

Fonte Gaúcha/ZH