José Otávio lidera pesquisa eleitoral Rádio Fandango/Jornal O Correio/ Ulbra

O ex-deputado federal, José Otávio Germano, do PP, larga na frente na preferência de voto do eleitorado cachoeirense.

É o que mostra pesquisa realizada pela Ulbra/Cachoeira contratada com exclusividade pela Rádio Fandango FM 102.5 em parceria com o Portal OCorreio e rádios Cachoeira 94.7, Fan 96.5 e Vale FM 99.1, que ouviu um universo de 450 eleitores nos dias 31 de julho e dia 1º deste mês.

O levantamento foi entregue, às 11h15min desta terça-feira (11) ao diretor da Rádio Fandango, Pedrão Germano, pelo diretor da Ulbra, Rogério Brandt, acompanhado da coordenadora acadêmica da universidade, professora Adriana Porto. Na sequência, participaram do Programa Rádio Repórter, com Carlos Simonetti.

José Otávio aparece na liderança na manifestação espontânea com 14,4% da preferência e na pesquisa induzida, o ex-parlamentar conquista 32,67%.

A pesquisa da Ulbra/Cachoeira traz a amostragem por meio de gráficos onde no questionamento espontâneo os eleitores responderam a seguinte pergunta: “no segundo semestre de 2020 teremos eleições. Caso as eleições fossem hoje, em quem o(a) senhor (a) votaria para prefeito em Cachoeira do Sul?”.

José Otávio obtém mais do que o dobro da preferência do segundo colocado que é Leandro Balardim (6,00%). Em terceiro, com 3,78%, está o prefeito Sérgio Ghignatti e na sequência Cleber Cardoso (vice de Ghignatti), com 1,78%.

Também na espontânea são citados Coronel Francisco, Gerceí Silveira, Igor Noronha, Leidi Marques, De Franceschi, Marta Caminha, Marlon Santos, Carlos Aguiar, Pipa Germanos, Paulo Schwab, Figueiró, Daniel Tarasconi, Oscar Sartório.

 

REJEIÇÃO

Na rejeição espontânea, o prefeito Sergio Ghignatti é o líder. São 16,67%. Neste caso, José Otávio está em segundo com 4,6%. Na pesquisa induzida, a liderança continua com o prefeito, que obtém 26,22%. Em segunda, está Marta Caminha com 13,11%.

Chama atenção que grande parte do eleitorado pesquisada está indeciso ou não sabe sobre pré-candidatos na espontânea. Este percentual chega 66,89%.

 

 

 

OBJETIVO

– Identificar junto aos eleitores do município de Cachoeira do Sul – RS opiniões relativas a assuntos políticos.

LOCAL

– Cachoeira do Sul, RS UNIVERSO 67.076 eleitores maiores de 16 anos da área em estudo (TSE – última atualização 18/06/2020).

AMOSTRA

– 450 questionários aplicados, representativos estatisticamente do universo em estudo, distribuídos por quotas proporcionais ao perfil do universo. Quando necessário utilizou-se de fatores de ajuste.

MARGEM DE ERRO

– 4,6 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

COLETA DE DADOS

– Pesquisa realizada através de entrevistas pessoais com aplicação de questionários estruturados. Estas entrevistas foram aplicadas por 4 (quatro) pesquisadores devidamente treinados para tal abordagem durante o período de 31 de julho a 01 de agosto de 2020.

RESULTADOS

– Os resultados apresentados foram tabulados e analisados considerando as seguintes variáveis: sexo, idade, escolaridade, renda familiar e bairro onde reside.

ATENÇÃO

ESTATÍSTICA RESPONSÁVEL: SIMONE SOARES ECHEVESTE – CONRE 8646

A pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos termos da Lei nº 9.504/97, da Resolução nº 23.600/19, e da Instrução nº 0600742-06.2019.6.00.0000.