Depois de 4 meses, Governo Leite anuncia que vai ampliar a testagem de Covid-19 da população gaúcha

O governo do Estado lançou, na tarde desta quinta-feira, 23, novo projeto estratégico para o enfrentamento ao coronavírus no Rio Grande do Sul. O Testar RS vai ampliar a testagem diária da população gaúcha por meio do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus no organismo).

A estratégia é resultado da união entre a Secretaria da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde e será dividida em duas etapas. A proposta é chegar a até 7 mil exames diários a partir da segunda fase.

O objetivo do projeto é ampliar a realização de testes e diagnósticos em grandes proporções, permitindo acompanhar melhor a evolução da epidemia e orientando de forma ainda mais objetiva as tomadas de decisões. O lançamento do Testar RS foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann

Segundo o governador Eduardo Leite, a primeira etapa da testagem será destinada às 30 maiores cidades do Rio Grande do Sul. Serão testados, num primeiro momento, dois grupos prioritários: Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s) e unidades de saúde. Em ambos os grupos, serão testados não apenas sintomáticos, mas todas as pessoas relacionadas, incluindo funcionários, internos e fornecedores. “Além de aumentar o número de testes, de cerca de mil diários para 7 mil, vamos fazer o rastreamento testando as pessoas que têm sintomas e os contatantes daqueles que tiverem sido confirmados com Covid-19. Isso será fundamental para o achatamento da curva de transmissão no estado”, disse o governador.