ABS-RS lança inédito curso on-line sobre harmonização de vinhos e comida

Como obter prazer em dobro? É isso que a ABS-RS vai ensinar aos alunos do seu mais novo curso on-line “Harmonização Essencial, a combinação correta entre vinho e alimento”. “Não há nada melhor do que comer e beber bem. Imagina quando esses dois prazeres se juntam em perfeita harmonia”, afirma o diretor da ABS-RS, Maurício Roloff, que também é professor do curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As aulas ao vivo começam no dia 6 de agosto e seguem sempre às quintas-feiras, a partir das 19h. O conteúdo ficará gravado e poderá ser assistido por até 180 dias.

O professor Vinícius Santiago, sommelier profissional da ABS-RS e de vinícolas no Brasil e na França, acrescenta que, além de um prazer, a enogastronomia é uma importante ferramenta de negócios para quem trabalha no setor. “O conhecimento compartilhado nesta formação atende tanto quem busca tirar melhor proveito de suas garrafas e pratos quanto aos que buscam um instrumento para alavancar vendas, marcas ou serviços”, explica.

Segundo recente pesquisa da Wine Intelligence, a harmonização é um dos temas de maior interesse dentro do universo enológico. Mesmo assim, o assunto é mal explorado pelas principais publicações do ramo, muito focadas em uvas e países, e conta com poucos programas de formação específicos. Todos sabem que a experiência de degustar um vinho dificilmente fica completa sem a companhia da comida. “Mas o casamento ideal entre bebida e comida é frequentemente fonte de dúvidas, temores e receios entre os apreciadores, até mesmo dos mais conhecedores”, observa Roloff.

Conteúdo inédito

Com 13 horas de aula (incluindo as extras), o conteúdo do curso passa por todos os fundamentos que regem a enogastronomia, usando exemplos que fazem parte do dia a dia e apontando as armadilhas das mais variadas combinações. Além da teoria, a estrutura de aprendizagem dispõe de encontros para exercícios de experimentação, que os alunos podem fazer ao vivo com a orientação dos professores ou recuperar no momento em que acharem mais oportuno.

Afora as aulas regulares do curso (ver programa abaixo), serão realizados dois encontros ao vivo para exercícios práticos e solução de dúvidas e quatro aulas temáticas extras sobre a harmonização de vinhos com carnes vermelhas, com queijos e charcutaria, com peixes e frutos do mar e com chocolate e sobremesas. Quem fizer o curso ainda receberá um Guia de Harmonização para 10 varietais populares no Brasil.

Certificação internacional

Os professores Maurício Roloff e Vinícius Santiago dedicam boa parte de suas pesquisas no mundo do vinho a conseguir as melhores combinações possíveis entre bebida e comida, tendo ampla experiência acadêmica e de mercado.

Nenhum vinho ou ingrediente são obrigatórios para as aulas. Mas serão passadas sugestões de vinhos para todos os módulos para quem deseja deixar o aprendizado ainda mais profundo. O material didático é exclusivo. O certificado oficial da ABS-RS tem chancela internacional da ASI (Association de la Sommellerie Internationale).

Saiba mais no link https://www.absrs.com.br/curso-harmonizacao-oficial.

PROGRAMA DO CURSO

Módulo 1: As pedras fundamentais da combinação entre vinho e comida

●        Noções Básicas em Enogastronomia

●        Princípios da combinação de vinho e alimento

●        Técnicas de harmonização

●        Os componentes

●        As texturas

●        Os aromas

●        Hierarquização e tomada de decisão

Módulo 2: O que sempre dá certo e o que dificilmente funciona

●        Harmonizações clássicas em enogastronomia

●        Os conceitos das combinações com peixes; frutos do mar; carne; defumados; massas; queijos; saladas ou sobremesas

●        Pares perfeitos

●        Incompatibilidades naturais entre elementos vinho x comida

●        Ingredientes difíceis

Módulo 3: O ajuste fino das combinações: ferramentas essenciais

●        Concordância relativa

●        Elementos ponte

●        Pense a comida

●        Precisão nas combinações

●        Lembre das incompatibilidades

●        Ponto da fruta

●        Combinação de complexidades

●        Famílias de vinhos

●        O poder dos aromas

●        Cuidado com os temperos

●        Conexões chave

●        Foco nas inovações

●        O que se come/bebe lá?

Módulo 4: Arquitetura da Refeição: harmonizando um menu do começo ao fim

●        Finalidades da Refeição Gastronômica

●        Aspectos gustativos: qualidade e harmonia

●        Aspectos psicológicos: qualidade, variedade, etnicidade, sazonalidade e ocasião de consumo

●        Como analisar um menu

●        A interpretação dos vinhos

●        Coringas de harmonização (espumantes, rosés, vinho na panela)

●        Clássicos regionais