Prefeitura irá adquirir 100 cisternas para beneficiar famílias do interior de Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul deu início nesta semana ao processo licitatório de compra de 100 cisternas para beneficiar famílias do interior de Cachoeira do Sul que passam por dificuldades por escassez de água. O programa municipal “Água do Céu” é coordenado pela Secretaria de Agricultura e já entregou 75 cisternas em 2018 e 100 unidades em 2019. Ainda em 2019 foram entregues outras três unidades adquirida através de emenda impositiva do vereador Igor Noronha.

A compra das cisternas será feita com recurso do Fundo de Gestão Compartilha Prefeitura-Corsan, que já liberou R$ 231.486,00 para a aquisição do material. No entanto, como a compra será feita através de licitação, o valor final do investimento por ser menor, já que vence quem cobrar o menor valor.

O secretário de Desenvolvimento, Ronaldo Tonet, ressalta que a captação das chuvas é uma solução mais simples e econômica do que os abertura de poços artesianos. “Além do custo do poço, não há garantia de água no subsolo, nem que, em existindo, ela será abundante e potável” argumenta Tonet. “Além disso, há o custo de manutenção dos equipamento (bombas, comandos elétricos) e de energia para o recalque da água”.