Pressionado Governo Leite muda Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões para bandeira laranja

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira, que as regiões de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões foram retiradas da bandeira vermelha e vão permanecer com a coloração laranja dentro do mapa final do modelo de Distanciamento Controlado contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Permanecem sob a bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Passo Fundo e Santo Ângelo. Com isso, 76 cidades terão que endurecer as medidas de isolamento a partir desta terça-feira. A atualização das medidas restritivas atinge 5,2 milhões de pessoas, totalizando 46% da população gaúcha. Em contrapartida, 91 cidades localizadas em regiões de coloração vermelha poderão adotar o regramento laranja, pois não registraram mortes ou internações nas últimas duas semanas.

Além disso, Leite informou que a partir de agora o comércio de varejo poderá operar por meio de tele-entrega, mesmo estando classificado em regiões de bandeira vermelha.

Ao todo, o Comitê de Crise examinou 67 recursos de prefeitos que estavam em regiões tingidas de vermelho. Com isso, os municípios que foram classificados como alto risco epidemiológico para o coronavírus devem permanecem ao menos duas semanas na categoria de bandeira vermelha.