Região de Santa Maria, onde esta Paraíso do Sul volta para bandeira laranja

A Região de Santa Maria volta para a bandeira laranja a partir desta terça-feira. O ajuste foi anunciado em uma live extraordinária pelo governador Eduardo Leite.

De acordo com Leite, a alteração foi feita porque os sete novos leitos disponíveis desde sexta-feira no Hospital de Caridade não haviam sido incluídos nos dados estaduais, mas após reunião ontem com o prefeito, o RS passou a contabilizar esses números. Com isso, um dos 11 indicadores que contabiliza o número de leitos livres para cada internação passa da bandeira laranja para amarela, e isso é suficiente para fazer com que a região saia do vermelho.

– Se essa tendência não for revertida, do aumento de internações, fica o alerta para região de Santa Maria – afirmou Leite.

A região de Santo Ângelo também saiu da vermelha e passou para a laranja.

Entretanto, a mudança não foi a mesma para a região de Uruguaiana, que faz parte da macrorregião Centro-Oeste junto com Santa Maria, nem para a região de Caxias do Sul, na serra: em ambos locais, segue o risco alto, na bandeira vermelha pelas próximas duas semanas.

AJUSTES NO DISTANCIAMENTO CONTROLADO
A partir da forte reação dos prefeitos das quatro regiões que haviam passado de laranja para vermelha no último sábado – Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul – Leite anunciou que o modelo de distanciamento controlado terá mudanças. Hoje, os dados são consolidados na sexta, divulgados no sábado e passam a valer na segunda-feira.

Só que a partir da próxima semana, os dados serão consolidados na quinta, divulgados na sexta e até segunda-feira, os municípios poderão entrar com contestações. Na segunda, o gabinete de crise do governo vai analisar os pedidos e só na terça é que as bandeiras e suas respectivas regras vão valer.

 

 

 

fonte Diário de Santa Maria