Conheça os benefícios do Gengibre como prevenção de resfriado e dor de garganta

A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta muito antiga, nativa da Ásia, cuja raiz é a parte mais utilizada. Muito rico em substâncias benéficas para a saúde e o bem-estar, é excelente quando incorporado na alimentação. O gengibre possui propriedades antissépticas, sendo utilizado em xaropes e também de forma mastigável, que limpam a garganta e, por isso, pode ser usado quando a pessoa for falar em público ou dar palestras. Também é benéfico para dores de garganta em geral.

Além disso, a planta é anti-inflamatória, pois auxilia no aumento da temperatura corporal e pode ser utilizada no combate de resfriados e gripes. Também é uma estimulante circulatória e termogênica, ou seja, eleva o gasto calórico basal, aumentando o metabolismo do corpo.

Como se não bastassem todos esses benefícios, o gengibre ainda auxilia de forma muito promissora no combate de náuseas e enjoos – tanto em viagens de carro, como também em gestantes. Pode ser mastigado ou incorporado na receita de sucos ou até mesmo na água – basta colocar 1 rodela de gengibre na garrafa e tomar a bebida ao longo do dia.

Também possui atividade anticancerígena, prevenindo principalmente câncer de intestino, próstata e mama. Ainda muito versátil, com o seu sabor picante e acentuado, o gengibre pode ser utilizado na culinária, tanto em pratos salgados como em doces. Consulte sempre seu nutricionista sobre como colocar essa especiaria na sua alimentação.

Aprenda abaixo duas receitas com gengibre.

RECEITA DE CHÁ ANTIGRIPAL
Ingredientes:

1 copo de água
3 rodelas de gengibre
1 dente de alho inteiro e sem casca (opcional)
½ laranja espremida
½ limão espremido
1 colher de sopa de mel
Modo de fazer:

Ferva 1 copo de água com 3 rodelas de gengibre (quem quiser pode acrescentar 1 dente de alho inteiro e sem casca). Em uma xícara, coloque a água fervida com o gengibre e depois acrescente o suco de laranja, o limão espremido e o mel.Tome sempre antes de dormir.