Aprovado reajuste de 5,93% nas contas da Corsan a partir de outubro

As contas de água da  Corsan ficarão 5,93% mais caras a partir de outubro. O reajuste foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (19) pela Agencia Estadual de Serviços Públicos Delegados (Agergs). O aumento será aplicado a clientes de Cachoeira e mais  283 cidades.

Anualmente, a correção das tarifas de água e esgoto ocorre até 31 de maio. No entanto, devido ao impacto da pandemia do  coronavírus na economia, o conselheiro-relator do processo, Luiz Henrique Mangeon, solicitou que o reajuste fosse adiado por 90 dias, a exemplo do que vem ocorrendo em outros Estados.

Ele também citou eventuais danos à imagem da Agergs e da Companhia, que poderiam ser vistas como “insensíveis ao tema”.

A estatal concordou em postergar a adoção do novo valor, mas solicitou que o índice inicialmente proposto fosse corrigido para contemplar os três meses de adiamento.

_ A Corsan informou que se mantém solidária aos usuários, mas, com o objetivo de salvaguardar o equilíbrio econômico-financeiro e zelar pelos contratos, solicitou que o índice de reajuste relativo aos 90 dias de carência fosse distribuído para os demais nove meses _ destacou Mangeon.

Inicialmente, a Companhia pediu o reajuste da tarifa em 4,65%. Mas, após análise técnica da Agergs, a projeção de reajuste foi recomendada em 4,43%, valor atualizado para 4,45%. O índice de 5,93% foi calculado a partir da proposta de levar o reajuste para setembro.