Prefeitura de Cachoeira irá intensificar fiscalização diante do surgimento de novos casos de coronavírus

A notificação de três novos casos de coronavírus em menos de 24 horas em Cachoeira do Sul fez o prefeito Sergio Ghinatti,  reunir um grupo responsável pela fiscalização para reforçar a importância da presença dos fiscais nas ruas da cidade, inclusive aos finais de semana. Mesmo com o trabalho incansável dos 20 fiscais que se revezam durante a semana e aos finais de semana, há necessidade de reforço nas informações junto aos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços para que cumpram as regras básicas, como a higienização constante, a disponibilização de álcool em gel para os clientes e o trabalho em escala dos funcionários. Outra situação que preocupou o prefeito é o relato dos fiscais que encontram diversas aglomerações de pessoas, durante os finais de semana, em pontos conhecidos da cidade, como no Aeroclube, na Ulbra, no Porto do Rio Jacuí e no Loteamento Colina Verde.

Diante da dificuldade de atender a todas as denúncias, além das visitas de orientação e verificação de cumprimento dos Decretos, o prefeito contatou o coordenador da 8º Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes, para solicitar a colaboração do mesmo. A resposta da Coordenadoria foi positiva ao prefeito. Conforme a Portaria 270/2020, da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado deverá colaborar nos atos de fiscalização para que se cumpra o que está estabelecido nos Decretos relacionados à pandemia do coronavírus.

A atuação dos fiscais seguirá com foco na orientação através da informação. “Não queremos que os fiscais saiam distribuindo multas, queremos que orientem os empresários e as pessoas para que façam as coisas certas”, explicou a Diretora da Procuradoria Jurídica do Município, Juliana Flores. “A fiscalização deverá continuar intensa pois não sabemos que caminho essa doença vai tomar”, reforçou o prefeito Sergio Ghignatti, lembrando que além da fiscalização, outra atitude importante para o controle da disseminação da pandemia no município foi a aquisição de testes PCR com resultados em 24 horas.

Atuação neste final de semana – Na noite desta sexta-feira, duas duplas de fiscais estarão atuando na cidade. No sábado serão duas duplas durante o dia e duas durante a noite. Já no domingo, três duplas farão o trabalho de fiscalização do meio da tarde até a noite. A Prefeitura também fará escalas com agentes de trânsito em locais que terão o acesso bloqueado. Os motoristas que tentarem furar os bloqueios serão multados pelos agentes. A fiscalização da Prefeitura também conta com o apoio importante da Brigada Militar e da Polícia Civil em sua atuação.

Denúncias de aglomerações ou do não cumprimento de normas vigentes no Modelo de Distanciamento Social do Estado podem ser feitas pelos telefones 3724 6012 ou 3724 6122 (este sendo 24 horas nos sete dias da semana).