Enem 2020 já tem cerca de 2,4 milhões de inscritos

No terceiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o sistema registrou 2.382.237 inscritos às 16h desta quarta-feira, 13 de maio. A versão impressa já tem 2.286.611 inscrições e outras 95.626 mil pessoas optaram pelo Enem Digital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período de inscrições às 10h da última segunda-feira, 11 de maio.

A marca de dois milhões de inscritos foi atingida às 20h15 desta terça-feira, 12 de maio, cerca de uma hora e meia mais cedo do que no ano passado. Em 2019, o Enem registrou esse número às 21h40 do segundo dia de inscrições.

A inscrição deve ser efetuada pela Página do Participante, acessível pelo site do Enem. Para quem já tem cadastro no portal de serviços digitais do Governo Federal, basta entrar com CPF e senha, que é única para o gov.br, e fazer a inscrição. Também é possível se inscrever no exame e somente depois realizar o cadastro no portal gov.br. O Inep preparou um vídeo com todos os passos para fazer a inscrição, disponível no canal do instituto no YouTube e na Página do Participante.

Isenção – A gratuidade para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo sem o pedido formal de isenção, está assegurada pelo Inep. Os isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência também têm o benefício garantido. Para quem não se enquadra nos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo do ano passado: R$ 85, que deverá ser pago até o dia 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Enem – A estrutura do exame permanece com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O Enem impresso será aplicado nos dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital, em 22 e 29 de novembro.