Estado registra 111 mortes por Coronavírus. Passo fundo tem 20ª morte

O número de mortes por coronavírus no Rio Grande do Sul subiu para 111 na noite desta terça-feira (12), conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde.

As vítimas são de Mato Castelhano (homem, 61 anos), Passo Fundo homem 89 anos e mulher 90 anos, Porto Alegre (homem, 92 anos), Santa Cruz do Sul (mulher, 67 anos) e Vila Maria (homem, 70 anos).

O balanço do governo estadual também mostra que o número de casos confirmados de coronavírus no RS subiu para 2.917, com o registro de 109 novos casos em 24 horas.

Ao todo, 205 municípios gaúchos têm pacientes com a doença — dois a mais do que no levantamento do dia anterior. O total de recuperados saltou para 1.581 — 120 a mais do que na segunda.

A vítima de Vila Maria, no Norte, é um haitiano, que estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. O homem morreu no último sábado (9) após ser transferido para a casa de saúde com complicações causadas pela covid-19. O resultado do teste que confirmou a presença do vírus saiu após o falecimento. Ele era diabético. O paciente de Mato Castelhano, também no Norte, sofria de doença respiratória crônica e imunossupressão.

Com mais uma morte pela doença em Porto Alegre, o total subiu para 19.

A morte de Santa Cruz do Sul, ocorrida na sexta-feira (8), foi confirmada pela prefeitura do município sem a realização de teste e com base em critério clínico epidemiológico. A vítima é uma idosa que morava na clínica geriátrica Laranjeiras

Inicialmente, a causa da morte foi apontada como natural no atestado de óbito. No entanto, apuração da prefeitura mostrou que a residente faleceu em razão de uma síndrome respiratória aguda grave. Como o caso não havia sido notificado à Secretaria Municipal de Saúde, não foi possível realizar teste rápido, coleta de sangue e coleta de material para exame de covid-19 e demais procedimentos.