Mais de 5 mil pessoas foram abordadas pelas barreiras sanitárias em Cachoeira

As barreiras sanitárias realizadas no final de semana em Cachoeira do Sul resultaram em 5,4 mil pessoas abordadas e 15 recomendadas a se encaminharem à Central de Triagem, na UPA.

A ação realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde e do Meio Ambiente aconteceu na sexta, sábado e domingo, envolvendo abordagem de veículos particulares e coletivos nos dois acessos às estradas BR 290 e BR 153, e na Rodoviária durante a chegada dos ônibus de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Lajeado e região.

Profissionais da saúde, educação, meio ambiente e do setor de trânsito trabalharam juntos para fazer uma abordagem preventiva e educativa, verificando a temperatura corporal de cada uma das pessoas abordadas, além do preenchimento de um questionário para identificar a origem e destino dessas pessoas, possível contato com casos suspeitos de Coronavírus, e presença ou não de sintomas gripais, além de orientações sobre etiqueta respiratória, uso de máscaras e distanciamento social.

Essa foi a primeira etapa da ação. A segunda, e tão importante quanto a primeira, é a tabulação e análise dos dados, para divulgação e planejamento de estratégias para controle da contaminação acelerada e combate à Covid-19 em Cachoeira do Sul.